O Design de Games no Brasil

 O Mercado de Design de Games no Brasil

 Embora seja uma das maiores indústrias do mundo, principalmente nos grandes centros: Japão, Estados Unidos e Europa, o mercado de design de games no Brasil ainda é pequeno e tem um grande potencial.

Estão faltando profissionais de design de games especializados para o mercado Brasileiro de Jogos decolar.

  Como o curso de Design de Games é novo, grande parte dos profissionais que atuam hoje no mercado de desenvolvimento de games brasileiro, são profissionais de informática, principalmente vindos do curso de Ciência da Computação, estes profissionais, em geral programadores, acabam cuidando também da criação do roteiro e da arte, por isso muita gente, devido a este fato, acaba confundindo o programador com o design de jogos.

 Embora muitas vezes estes dois papeis acabem sendo desempenhados pela mesma pessoa, nem sempre quem projeta o jogo é quem programa, e nem sempre quem programa é quem o projetou.

  Uma boa comparação que se pode fazer ao profissional de design de games é compará-lo a um arquiteto: o seu papel principal é projetar o jogo e acompanhar o seu progresso. Assim como o arquiteto pode eventualmente visita a sua obra, o design de games deve acompanhar de perto a sua equipe, para garantir a qualidade e que não se desviem da idéia original.

  Para pequenos projetos, ter um profissional que realize todas as tarefas pode até funcionar, mas para poder criar jogos com a qualidade e complexidade que o mercado de hoje exige é preciso se especializar, é preciso ter um conhecimento especializado nas áreas de design de games. É justamente esse profissional que está em falta no mercado brasileiro: os especialistas em Design de Games.

Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/design-de-games/

Nenhum comentário:

Postar um comentário